O que é Hedge?

Em finanças, chama-se cobertura (hedge, em inglês) ao instrumento que visa proteger operações financeiras contra o risco de grandes variações de preço de determinado ativo ou produto.

Como aplicar o Hedge no Mercado Agrícola?

No caso do mercado agrícola o Hedge se aplica quando por exemplo um produtor rural tem seus bois para uma data especifica e sabe o custo de produção dessa mercadoria e faz uma operação de venda a futuro, se o mercado físico cair seu produto(boi) vai perder valor no físico mas no mercado futuro irá ganhar a diferença do valor que vendeu no início da operação com o valor de saída da operação, garantindo assim uma fixação do preço da sua mercadoria.

Caso mercado físico suba de preço ele vai ganhar essa valorização no seu boi físico mas vai perder a diferença entre o preço que vendeu no início da operação no mercado futuro com o preço final de saída. De forma que fica claro que se o preço cair ele está protegido(hedge) e se o preço subir ele deixa de ganhar na alta.

O hedge de compra é o contrário. Se o cliente compra a futuro e o preço sobe, a mercadoria que ele terá que comprar ficou mais cara, mas em compensação ele obtém um ganho na bolsa que irá cobrir essa diferença. E se cair, ele paga mais barato no mercado mas perde a diferença na bolsa.

Hedge com Opções

O hedge com opções tem muitas variáveis, mas é uma alternativa muito procurada por quem deseja saber o valor que vai pagar para ficar protegido sem os chamados ajustes financeiros.
Para tornar simples de entender o procedimento, vamos supor como no primeiro exemplo que o produtor tenha um gado para vender para um mês especifico e sabendo o seu custo de produção, ele quer travar a um preço especifico sua mercadoria, ele liga para o nosso escritório que faz uma cotação do valor de uma opção para aquele preço e o cliente paga apenas um prêmio para ficar protegido naquele certo valor.

Por quê fazer o Hedge através da bolsa?

A vantagem é que o vendedor fixa um preço de venda suficiente para cobrir seus custos de produção e lhe garantir uma margem de lucro, ficando tranquilo para cuidar bem de sua produção, porque eliminou uma importante fonte de incerteza.
O comprador fixa um preço de compra que lhe garante um custo conhecido e permite uma margem de lucro, não se sujeitando ao risco de alta no preço da mercadoria. Essa segurança não se obtém em outro lugar a não ser na bolsa.

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ