Em Sorriso (MT), a chuva deu trégua nos últimos dias, mas o prejuízo já foi instalado nas lavouras, com grande quantidade de grãos ardidos de soja, propriedades ilhadas e áreas abandonadas. É o que conta Laércio Pedro Lenz, presidente do sindicato rural do município, em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural.

Segundo Lenz, ainda é difícil identificar o percentual da perda. Sorriso e vários outros municípios do estado já decretaram estado de emergência.

A colheita é dificultada não só pelas chuvas, mas também pela armazenagem, uma vez que as máquinas estão paradas aguardando caminhões voltarem dos armazéns. “Não estão dando conta de secar a soja”, conta Lenz.

O presidente lembra que os anos de 1994 e 2004 apresentaram situações semelhantes à atual e que todo o setor agrícola deve ser reformado para se preparar para uma outra ocasião como essa. Algumas variedades de soja plantada são mais resistentes à umidade do que as outras, mas não há uma variedade específica para proteger totalmente os grãos.

Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi // 

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ