Na região de Cristalina (GO), as chuvas do final de semana amenizaram as condições das lavouras de milho. Após 20 dias de seca, as precipitações registradas desde sexta-feira (14), ficaram entre 60 a 100 mm. Até o momento, cerca de 60% da área destinada ao plantio do cereal nesta safra já foi cultivada.

O diretor do presidente do Sindicato Rural da cidade, Vitor Simão, explica que, as lavouras foram plantadas no final de janeiro e as precipitações ajudam a aliviar o stress das plantações. “A expectativa é de uma boa produção. E com o plantio até o dia 20 de fevereiro alcançamos uma boa produtividade”, relata.

Este é o primeiro ano que a região terá uma safrinha de milho significativa, conforme acrescente o diretor. E a produção de Cristalina deverá abastecer os mercados de Minas Gerais, Espírito Santo e parte do Nordeste.  Já os preços giram em torno de R$ 21,00 para exportação.

“O que cria um piso remunerador ao produtor rural, não é um valor ótimo, mas cria um piso o que dá uma segurança maior ao agricultor”, diz Simão.

Soja – Por outro lado, as chuvas também beneficiaram a soja tardia, favorecendo o enchimento de grãos da oleaginosa que começa a ser colhida a partir de março.

Fonte: Notícias Agrícolas // 

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ