A passagem de uma frente fria associada a áreas de instabilidade deixam a terça feira chuvosa em boa parte das regiões Sudeste e Centro-oeste, contudo, os maiores volumes de chuvas deverão ser observados sobre os Estados de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo e Rio de Janeiro, sendo que os volumes totais poderão ultrapassar os 150 mm e assim, trazer prejuízos aos produtores dessas localidades.

Já no Mato Grosso, há previsão de chuvas não só para essa terça feira como também ao longo de toda a semana, porém, somente a partir de amanhã é que elas se tornaram mais generalizadas e até mesmo em bons volumes.

Bom para a manutenção da umidade do solo e consequentemente para o desenvolvimento das lavouras.

O problema poderá ser para o plantio do algodão que já se iniciou no Mato Grosso e que com essa semana bem mais chuvosa poderá interromper essas atividades. Além disso, como está se formando uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) há previsão de que todo o corredor de umidade fique concentrado sobre a região central do Brasil, levando chuvas generalizadas desde o Mato Grosso até o Rio de Janeiro.

Com isso, há previsão de poucas chuvas sobre a região Sul e também sobre o sul do Mato Grosso do Sul para esse mês de dezembro.

Assim, produtores que ainda estão em processo de plantio poderão ser prejudicados, como também aquelas lavouras que estão em fase mais adiantada e que estão necessitando de água, uma vez que os solos tende a secar nesses próximos dias.

Fonte: Fundação MT

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ