Pecuaristas estão comemorando a alta no valor da arroba do boi gordo.
Nas últimas semanas, o preço disparou por causa da redução da oferta.

 

Fonte Do Globo Rural

 

O embarcador está ocupado todos os dias. Desde a última semana de agosto, a frequência de caminhões aumentou em um confinamento em Barretos, no norte paulista, que tem capacidade para engordar 16 mil cabeças de gado ao mesmo tempo.

 

O pecuarista André Perrone Reis diz que o momento é de acelerar o ganho de peso para aproveitar o bom preço.

 

O criador ressalta que a baixa oferta de gado no mercado proporcionou algo curioso, quase uma inversão na forma de fechar os negócios, agora, tem frigorífico indo atrás de pecuarista.

 

A entressafra fez o preço da arroba disparar. Além da seca mais rigorosa, que prejudicou a qualidade do pasto, o consumo no mercado interno e as exportações aumentaram este ano.

 

A consequência é a menor oferta de animais para abate em comparação com o mesmo período de 2012.

 

O preço da arroba, em São Paulo, calculado pelo Centro de Estudos Avançados, o Cepea, fechou a quinta-feira (12) valendo R$ 106,57, alta de 5,3% em 30 dias.

 

O pesquisador José Carlos de Lima Júnior, da Universidade de São Paulo, explica que a oferta de gado está ainda menor porque em 2010 o criador estava desanimado com os preços baixos e houve um grande abate de fêmeas. “O preço da arroba é atraente neste momento, mas acaba onerando o produtor na questão da reposição”, diz.

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ