Nesta semana a maior quantidade de chuva esperada para o Brasil ainda é na parte centro-norte do país. De Mato Grosso do Sul ao Piauí, passando pelo Pará e o Amapá, muitas cidades devem registrar volumes superiores a 100 mm acumulados.

* Na Região Sul, a chuva retorna de forma mais generalizada a partir de quinta-feira (20), com a chegada de áreas de instabilidade vindas do Paraguai. Além disso, uma nova frente fria também chega ao Sul do país no fim de semana, reforçando a instabilidade. Os maiores volumes são previstos para o Paraná.

* No Sudeste, a frente fria aos poucos se afasta e a temperatura volta a subir no decorrer da semana. Algumas pancadas de chuva são previstas para todos os Estados. A maior quantidade de chuva é prevista para a divisa de Minas com Goiás.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 18 e 22 de fevereiro

Chuva acumulada entre 18 e 22 de fevereiro

* No período entre 23 e 27 de fevereiro, a chuva aumenta na Região Sul, principalmente sobre Santa Catarina e o Paraná. Já, grande parte do Sudeste volta a passar por um período seco e quente.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 23 e 27 de fevereiro

Chuva acumulada entre 23 e 27 de fevereiro

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Frente fria trouxe a chuva e a queda de temperatura tão esperadas

* Na semana passada, finalmente uma frente fria conseguiu vencer o bloqueio atmosférico e provocou chuva e queda de temperatura no Sul do país e em parte da Região Sudeste. A Figura 3 mostra os volumes que foram acumulados entre os dias 10 e 16 de fevereiro. A região centro-norte de Minas Gerais e o Espírito Santo continuaram sob a influência da massa de ar seco e quente.

* A maior quantidade de chuva observada no Brasil foi na parte centro-norte do país. Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), favoreceram  a ocorrência de chuva frequente e volumosa no norte da Região Nordeste, no Amapá, no norte do Tocantins e no Pará. O calor e a alta umidade também provocaram chuvas intensas sobre o Amazonas, o Acre, Rondônia e Mato Grosso. Essas chuvas têm provocado inundações em várias cidades.

Figura 3: Chuva acumulada no período entre 10 e 16 de fevereiro

Chuva acumulada nos últimos 7 dias

 

Fonte: Climatempo

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ