O site do serviço sanitário russo (Rosselkhoznadzor) publicou na quarta-feira, 27 de novembro, a liberação de um frigorífico brasileiro para exportar carne bovina desossada e in natura ao país europeu. O estabelecimento é da empresa Minerva S.A., no município de Bataiporã (MS).
Esta unidade estava com restrições temporárias para embarque à Rússia desde outubro de 2012. A liberação foi feita após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregar às autoridades daquele país os documentos necessários para comprovar que foram corrigidos os problemas que motivaram a suspensão das vendas. O estabelecimento deve ser liberado pelo Mapa para retomada das exportações ao mercado russo nos próximos dias.
Essa é a sexta liberação dos russos de estabelecimentos brasileiros, em novembro, em relação a locais com restrições temporárias. Na última sexta-feira, 22, foram revogadas as suspesões de duas unidades de produção de origem suína: Alibem, de Santo Ângelo (RS) – suspenso desde 2011, e da Pamplona Alimentos, de Rio do Sul (SC) – suspenso desde 2012. Ainda este mês, outros três frigoríficos de carne bovina foram liberados: Mataboi (desde 2011), em Goiás, Marfrig (desde 2011), no Mato Grosso, e JBS (desde 2009), em Rondônia.
Em outubro, os russos já haviam liberado seis frigoríficos brasileiros para exportarem carne bovina ao país europeu.
A Rússia é um dos principais compradores desse tipo de produto do Brasil. Entre janeiro e outubro deste ano, foram US$ 1,52 bilhão em vendas, alta de 6,2% sobre o mesmo período de 2012.