Os preços do trigo começaram a subir sob influência da onda de frio que ameaça danificar as lavouras nos Estados Unidos e das recentes compras de países do Oriente Médio, como Algéria, Iraque e Egito.

De acordo com Informações da Reuters, o grão teve sua primeira alta em quatro sessões depois que países consumidores voltaram ao mercado para aproveitar os preços baixos. O Egito, maior importador de trigo do mundo, comprou 900 mil toneladas este mês.

A Algéria teria comprado 500 mil toneladas de trigo para entrega em abril e maio, segundo a trader de grãos Gleadell Agriculture, do Reino Unido, enquanto o Iraque fechou contratos para a compra de 200 mil toneladas de trigo da Austrália, 100 mil toneladas de trigo canadense e 50 mil toneladas dos Estados Unidos.

Segundo o site britânico Farminguk, a China também sinaliza intenção de voltar ao mercado. O gigante asiático aumentou suas compras de trigo em pelo menos 50% em 2013, em relação ao ano anterior.

Clima frio nos EUA
As temperaturas no Meio-Oeste dos Estados Unidos devem se manter abaixo dos -18°C nos próximos 10 dias e estima-se que 15% do trigo possa sofrer danos, segundo o Commodity Weather Group,

“As temperaturas baixas registradas nos EUA estão aumentando as preocupações com o trigo do Meio-Oeste e de Illinois, fazendo com que operadores ajam com cautela e comecem a cobrir algumas posições mais curtas”, informou a consultoria Agritel, baseada em Paris.

O frio também continua estimulando a demanda por milho e soja para alimentar o gado, que queima mais calorias para se manter aquecido no inverno.

Fonte: Notícias Agrícolas // Fernanda Bellei

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ