O Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Rosselkhoznadzor, liberou duas unidades de aves para exportar ao país. As medidas corretivas tomadas nos estabelecimentos brasileiros SIF 121 – BRF S.A. (MG) e SIF 576 – SEARA ALIMENTOS LTDA (SC) eliminaram as inconformidades e podem exportar seus produtos para o território russo.
Com a eliminação das inconformidades registradas no decurso das fiscalizações nos estabelecimentos, bem como as garantias apresentadas sobre a conformidade com as normas e exigências da União Aduaneira e da Federação da Rússia, o Rosselkhoznadzor decidiu liberar a importação de produtos desses estabelecimentos, embarcados em datas posteriores a 20 de novembro de 2013, para o território da Federação da Rússia.
Além dessas duas unidades, a Rússia liberou, em novembro, seis unidades brasileiras em relação a locais com restrições temporárias. Foram revogadas as suspensões de duas unidades de produção de origem suína: Alibem (RS) e da Pamplona Alimentos (SC) e de quatro de origem bovina: Minerva S.A (MS), Mataboi (GO), Marfrig (MT) e JBS (RO).