* No decorrer desta semana as áreas de instabilidade vão ficar concentradas no centro-norte do Brasil. Muita chuva é prevista para o interior da Bahia, o sul do Maranhão e o sul do Piauí. Os volumes podem passar de 200 mm em algumas localidades.
* Além do Nordeste, o tempo também fica muito instável, com chuva frequente e volumosa no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no centro-norte de Goiás, no centro-norte de Mato Grosso e no Tocantins.
* Na Região Sul, ocorrem algumas pancadas de chuva, mas os volumes previstos são baixos.
* A Figura 1 mostra os volumes previstos para o período entre 26 e 30 de novembro.
Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 26 e 30 de novembro

* O mês de dezembro vai começar com chuva no Sul do Brasil e há risco de chuva forte. No Sudeste, também há previsão de chuvas fortes e volumosas em SP, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo. No Nordeste, uma massa de ar seco volta a ganhar força.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 01 e 05 de dezembro

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Choveu em grande parte do país
* Ao longo da semana passada, ocorreram pancadas de chuva na maior parte do Brasil. Um sistema de baixa pressão que se formou sobre o Sul do país deu origem a uma nova frente fria que, no final da semana, chegou à Região Sudeste.
* Ao longo da semana áreas de instabilidade também se formaram sobre o Centro-Oeste, o interior do Nordeste e grande parte da Região Norte. Volumes acima de 100 mm foram acumulados no Acre, no centro-sul do Amazonas e na divisa entre o Maranhão e o Piauí.
* A Figura 3 mostra os volumes que foram acumulados por todo o país entre os dias 18 e 24 de novembro.
Figura 3: Chuva acumulada no período entre 18 e 24 de novembro
