ABCZ mantém certificações ISO 9001 e ISO 14001, que comprovam eficiência da entidade em sustentabilidade e gestão da qualidade

Após auditoria realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a certificadora internacional ABS Quality Evaluations notificou na última semana a manutenção da certificação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para as normas ISO 9001 e ISO 14001, que dizem respeito à Gestão da Qualidade e Sustentabilidade Ambiental.

De acordo com o presidente da Associação, Luiz Claudio Paranhos, as certificações destacam a entidade em âmbito nacional e internacional, promovendo a boa imagem da pecuária brasileira. “Esta é mais uma conquista da ABCZ para a pecuária nacional. Representamos hoje cerca de 80% do rebanho bovino brasileiro e com orgulho recebemos a renovação destas certificações, que atestam a qualidade de nossos esforços em desenvolver e manter ações ligadas à produção sustentável e à gestão da qualidade em nossos processos institucionais, levando, assim, a boa mensagem ao mercado global de que a pecuária brasileira está preocupada e agindo positivamente nestas questões”, enfatiza o dirigente.

“Essas duas importantes normas certificam a ABCZ por um intenso trabalho de 80 anos. As adaptações, tanto gerenciais quanto da gestão do Parque Fernando Costa, foram significativas e pontuais neste ano, o que resume o empenho da entidade nestas décadas de cuidar com vigor de sua estrutura física e da gestão dos interesses de seus associados”, pontua o vice-presidente da ABCZ, Jovelino Carvalho Mineiro Filho.

Primeira entidade pecuária a ser certificada pelas normas internacionais no País, em novembro de 2011, a ABCZ apresentou importantes ações nos segmentos analisados no último ano, segundo a assessora de sustentabilidade da entidade, Vanessa Gobbo. Nas áreas de sustentabilidade e ação social, diz ela, o foco foi na questão da falta de água em Uberaba e região. Detentora de cinco poços artesianos (quatro no Parque Fernando Costa e um na Estância Orestes Prata Tibery Jr), a ABCZ trabalhou com a doação de 1.078.000 litros de água para a população, de setembro a novembro. Além disso, disponibilizou caminhões-pipa abastecidos com água de seus poços para hospitais, centros médicos e para o comércio.

“O trabalho foi intenso, também, na conscientização de nossos associados e suas equipes de técnicos e tratadores para o bom uso da água em nossos eventos e para levarem essa consciência para suas fazendas. Na área social, somos conhecidos por ações como o ‘Natal no Parque’, no qual abrimos espaço no Parque para artesãos locais venderem suas obras, e o projeto ‘Zebu na Escola’, em parceria com o Museu do Zebu, pelo qual levamos alunos de escolas da região para conhecer durante nossos eventos de perto os animais e a história do Zebu no Brasil”, acrescenta Vanessa Gobbo.

Na gestão da qualidade, Vanessa conta que a melhoria de sistemas de documentação e registros da entidade foi o destaque no período. “Hoje, 99% da documentação da ABCZ e de seus associados está online. Deixamos o papel para trás”, assegura ela. “Também focamos na intensificação da utilização de nosso software Produz, que é uma importante tecnologia de gerenciamento do rebanho zebuíno brasileiro”, complementa.

Nesta seara pode ser incluída a decisão da ABCZ de encampar totalmente a administração do banco de dados de seu programa de melhoramento genético, o PMGZ, em um processo intitulado ‘100% PMGZ’. Segundo Luiz Claudio Paranhos, a resolução traz maior agilidade na coleta e no processamento de dados, além da aproximação dos técnicos da entidade com os pecuaristas participantes. “Temos o maior banco genético do zebu no mundo, hoje com mais de 9 milhões de indivíduos analisados. Nada mais correto do que nós administrarmos totalmente estas informações e levarmos ao pecuarista um programa renovado, baseado em toda nossa expertise em prol da pecuária nacional”, ressalta o presidente da ABCZ.

Outra ação em andamento é o treinamento de gerentes e gestores da Associação, em parceria com a empresa de Recursos Humanos Transformare. Os líderes estão sendo preparados com cursos que envolvem gestão de equipes e resultados produtivos. A última auditoria da ABS na ABCZ ocorreu no fim do mês de outubro deste ano.

Fonte:Agrolink

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