O levantamento do Imea para o mercado de reposição revela um cenário altista e de preços valorizados para os machos jovens em Mato Grosso.

O bezerro desmama, por exemplo, apresenta alta desde o início do ano de 2013, obtendo cotação média no Estado de R$ 737,78/cabeça em novembro/13, valor 16% maior quando comparado a janeiro/13 e outubro/12.

Com foco no jovem animal desmamado, o que se percebe é uma oferta escassa, causada principalmente pelo descarte de fêmeas nos últimos anos e, do outro lado, existem relatos de que a procura está elevada, fatores que somados levaram os preços do desmama nelore em Mato Grosso a um novo patamar, acima dos R$730,00/cabeça, em média.

O resultado é negativo para quem deseja comprar uma bezerrada desmamada, pois com a venda de um boi gordo é possível adquirir 2,17 bezerros desmama atualmente, um ano atrás era possível adquirir 2,35 bezerros desmama.

Em meio a esse cenário hostil para reposição do plantel, para os criadores mato-grossense o resultado é o inverso, é positivo e gera uma expectativa de menor descarte de fêmeas em 2014.

Leia o boletim na íntegra no site do Imea

Fonte: Imea

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ