Mato Grosso foi fundamental para a oferta de gado para abate e consequentemente para oferta de carne brasileira.

Segundo os dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), neste ano foram abatidas, até novembro, 5,56 milhões de cabeças de bovinos, 0,72% mais que o total de 2012 (5,52 milhões de cabeças).

Entretanto, a oferta de bovinos à indústria foi realizada com envio elevado de fêmeas, representando em 2013 45,9% do total abatido até novembro.

Na outra ponta do mercado, a demanda foi elevada durante o ano de 2013, com reflexos das melhoras nas economias mundiais e também do mercado interno.

No contexto internacional, as exportações de carne in natura estão em 202,45 mil toneladas, 3,12% menos que o recorde de 2010.

No mercado nacional, a demanda interna apresentou bons indicadores, a começar pela taxa de desocupação da população, medida pelo IBGE, que variou de 4,6% até 6,0% em 2013, nível baixo e favorável ao consumo, inclusive de carne bovina.

Além disso, o rendimento médio da população brasileira aumentou em 2013, sendo um segundo fator altista da demanda por carne bovina.

Em meio a tudo isso, o cenário não podia ser outro, os preços elevaram-se ao longo de toda a cadeia da bovinocultura de corte.

Leia o boletim na íntegra no site do Imea

 

Fonte: Imea

CONHEÇA OS PRODUTOS QUE TEMOS PARA VOCÊ